sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Chevrolet inova com o Test Drive Delivery para o novo modelo Agile


A Chevrolet deu início nesta sexta-feira (06/11/2009), a mais uma etapa da campanha de lançamento do Agile, o novo carro da marca no País. Trata-se do "Test Drive Delivery", ação inovadora e pioneira no setor automobilístico, que coroa o êxito do primeiro veículo da plataforma Viva - 100% desenvolvido no Brasil, com tecnologia e design nacionais e traz a nova identidade visual global de veículos da Chevrolet no mundo -, que chegou para disputar o competitivo segmento brasileiro dos hatchbacks compactos.

Para esta iniciativa a marca desenvolveu um hotsite específico, para que os interessados em participar de um "test drive" no Agile, possam fazer inclusive o agendamento online. Uma vez agendado, a equipe responsável pelo programa recebe uma mensagem fornecendo o endereço e a referência para a localização do solicitante.

Para se cadastrar ao "Test Drive Delivery", o cliente pode acessar o hotsite do Agile desde a última quarta-feira (04/11/2009), e isto pode ser feito por meio do link (www.chevrolet.com.br/agile), que está ativo antes mesmo do lançamento oficial do modelo no mercado brasileiro, permitindo as ações de pré-lançamento do automóvel.

Iniciativa pioneira

Enquanto aguarda a chegada do Agile, o cliente pode acompanhar o percurso, transmitido em tempo real, pelo mesmo hotsite (acesso ao GPS via celular). Durante o percurso do "test drive", um dos integrantes da equipe tirará fotos do cliente enquanto ele dirige o Agile, que posteriormente serão postadas no hotsite do produto no final do dia.

Toda a integração do carro e seu percurso com o ambiente digital é feita via satélite e também através de um telefone celular Nokia N97 de última geração, que fará o registro de fotos, vídeos e alimentará on line o hotsite do Agile com estas informações.

"Tão inovador quanto o seu design, o Chevrolet Agile é, agora, protagonista do "Test Drive Delivery", em mais uma ação pioneira no Brasil. Esta iniciativa une tecnologia, exclusividade e comodidade para os clientes da Chevrolet", afirma Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet.

A ação será realizada simultaneamente nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) a partir desta sexta-feira. Ela ocorrerá até o próximo dia 05/12/2009 (um domingo).

"O "Test Drive Delivery" é uma das ações que compõem nossa estratégia digital da campanha de Agile. Trata-se de uma integração entre ferramentas digitais e o mundo real, com o objetivo de oferecer uma experiência diferenciada ao cliente Chevrolet, em formato carregado de tecnologia", completa Cristina Ponte, gerente de Marketing de Relacionamento de Mídias da Chevrolet.

Campanha publicitária do Agile

A campanha publicitária nacional do Chevrolet Agile estreou no último dia 11 de outubro de 2009 com o slogan "Chevrolet Agile. É real. É um sonho". Ela ressalta as superações e as realizações dos brasileiros nas últimas décadas. Com essa abordagem, o automóvel é apresentado como um exemplo de superação por tornar um desejo realizável, já que une o melhor do segmento compacto aos diferenciais das categorias superiores.

"Convidamos os brasileiros a refletirem a respeito de tudo o que já superamos, todos as conquistas e avanços que tivemos nos últimos tempos. A conclusão é que passamos por situações variadas, nos saímos muito bem e alcançamos atualmente nosso melhor momento", conclui Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet, a respeito da motivação criativa da nova campanha da Chevrolet.

As ações publicitárias desenvolvidas pela McCann Erickson contam com filmes de 60" e 30", anúncios seqüenciais, além de mídias alternativas e dão sequencia às atividades de pré-lançamento realizadas para gerar curiosidade sobre o carro.

A campanha é baseada em acontecimentos históricos fundamentais para a vida do brasileiro, que evidenciam sua capacidade de superação e evolução. O filme e os anúncios apresentam fatos que chegaram a ser vistos até como sonhos, como por exemplo, a queda da inflação, a conquista do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, as revoluções tecnológicas da Internet e do celular, e até mesmo a superação da crise. Depois das inúmeras situações em que o brasileiro se superou e foi além, mais um sonho se torna real: a Chevrolet promove o lançamento de um carro que tem tudo aquilo que o consumidor deseja, dentro da categoria de compactos.

Com direção de criação de Alexandre Okada e Eric Sulzer, direção de Carlos Manga Júnior e produção da Zeppelin, o comercial cria mostério e expectativa até apresentar o veículo.

Ao longo de uma estrada contendo uma linha do tempo, o narrador fala sobre os diversos fatos de superação, enquanto o Chevrolet Agile vai sendo revelado, até que ele conclui: "E há alguns segundos, não dava para imaginar um carro assim. Chevrolet Agile. É real. É um sonho".

O visual dos anúncios de mídia impressa varia entre cenas urbanas e estradas. Mostra o Chevrolet Agile em diversos ângulos, destacando os diferenciais do veículo.

Campanha tem ação digital inédita focada em moderna tecnologia

A campanha publicitária do Agile utiliza bastante a mídia digital. A ação tem a inovação como pano de fundo e tem como o mote a moderna tecnologia e a rica experiência de produto que o contexto digital proporciona.

Envolvendo diversas frentes no universo web, a Chevrolet lançou, como ponto de partida para a divulgação do novo carro, um hotsite (www.chevrolet.com.br/agile) para oferecer uma experiência de navegação diferenciada com uso de realidade aumentada, distribuição de conteúdo multi-plataforma e integração total entre os canais digitais de distribuição da campanha, como internet e mobile, por exemplo.

O hotsite proporciona a experiência do Agile em movimento, um formato diferenciado de observação do carro contemplando uma interação inédita. Ele permite que o internauta assista a um vídeo interativo com tecnologia única, sensorial, como se estivesse realmente dentro do próprio Agile. Um banco de fotos em 3D oferece imagens do carro que podem ser visualizadas com profundidade, dando a sensação de se estar vendo o carro ao vivo.

Na seção "Testado e Aprovado", é possível acompanhar o que tem sido dito a respeito do Agile na mídia, em blogs ou no Twitter, além de opiniões de proprietários do carro, formadores de opinião e influenciadores de redes sociais.

Para telefones celulares, sejam iPhones ou Smartphones, o site disponibiliza a seção Mobile, com aplicativos para a visualização do Agile em 360º. O usuário também poderá acessar um código gráfico em seu celular e ativar um recurso de realidade aumentada no hotsite. Ligando a sua webcam e apontando este código para ela, o carro no hotsite parecerá "saltar" da tela, podendo ser visto em vários ângulos.

As peças digitais da campanha do Chevrolet Agile também são diferenciadas apresentam alguns formatos inéditos. Ferramentas como realidade aumentada e interação do telefone celular com internet foram aplicadas nas peças, que devem ser veiculadas nos maiores portais do Brasil e em sites verticais segmentados, além das redes sociais.

Tanto o "Test Drive Delivery" quanto a parte digital da campanha publicitária do Agile foram desenvolvidas minuciosamente pela agência de comunicação digital AG2 e contém os mais avançados conceitos de vivência digital para a marca.

Bate-papo pela Internet

E também como parte da estratégia de divulgação do Agile, a Chevrolet promove três "bate-papos" entre internautas e seus executivos, para falar a respeito do recém-lançado modelo, que acaba de chegar ao mercado brasileiro e já faz enorme sucesso junto ao público. O primeiro deles ocorreu no último dia 28 de outubro de 2009 e o segundo nesta última quarta-feira (04/11/2009). Já o terceiro e último bate-papo está marcado para a próxima quarta-feira (11/11/2009).

A iniciativa faz parte da campanha digital criada pela AG2 - agência de comunicação webnative -, e o vídeo chat é uma maneira de aproximar ainda mais o produto e a marca Chevrolet do consumidor. Três diretores foram incumbidos de fornecer detalhes aos internautas. Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet, Rodolpho Bülau, diretor de engenharia, e Carlos Barba, diretor de Design.

Desde o último dia 26 de outubro de 2009, os internautas começaram a se cadastrar no hot site do Agile, habilitando-se a participar do 'bate-papo'.

Gustavo Colossi, por exemplo, falou a respeito da campanha de marketing do novo modelo Chevrolet. Segundo ele, "este bate-papo é a representação da proximidade da marca com seus clientes, comprovando a postura de respeito ao consumidor brasileiro". Bülau, por sua vez, falou a respeito do desenvolvimento do novo modelo, enquanto Barba abordará os aspectos do design do veículo.

O objetivo do vídeo chat (http://www.chevroletagile.com.br/#chat) é fazer com que o cliente obtenha um maior envolvimento, adquira conhecimento completo e tire todas as eventuais dúvidas a respeito do novo lançamento da Chevrolet, um novo referencial no segmento dos hatchbacks compactos no Brasil. O modelo foi totalmente desenvolvido no Brasil pelo mais avançado Centro Tecnológico Automotivo da América Latina.

GM, 84 anos de sucesso no Brasil

A GM do Brasil tem uma história de sucesso no País, escrita desde sua inauguração, em 26 de janeiro de 1925. Hoje, com 84 anos de existência, e com três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e São José dos Campos - ambas em SP - , e Gravataí (RS), e ainda outras unidades em Mogi das Cruzes, Sorocaba e Indaiatuba (SP), a empresa conta também com um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul, capacitado a desenvolver um veículo totalmente novo desde sua concepção até a linha de montagem.

A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. Em 2008, a GM do Brasil registrou seu recorde histórico anual de vendas, com 548.941 veículos, com liderança da marca Chevrolet em quatro segmentos do mercado brasileiro, como Classic (sedã 1.0 litro), Prisma (sedã acima de 1.0 litro), Astra (hatchback médio) e S10 (picape média). A GM foi a primeira empresa do setor automobilístico brasileiro a produzir 100% de seus veículos (exceção dos movidos a diesel) com o sistema de alimentação flex fuel.

A empresa, demonstrando confiança no Brasil, anunciou no último dia 15 de julho de 2009 um novo investimento de R$ 2 bilhões para o lançamento de uma nova família de veículos, que chegará ao mercado a partir de 2012 e a expansão da capacidade produzida de sua fábrica em Gravataí (RS) para 380 mil unidades anuais.

V.S.A.- Marketing 12

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